Notícias em Destaques

16/05/2019

Sistema eProtocolo torna mais ágil a concessão de aposentadorias na PARANAPREVIDÊNCIA

Quarenta e cinco dias. Este é o tempo médio para a concessão de aposentadorias na PARANAPREVIDÊNCIA. A migração de procedimentos da instituição para o meio digital, a partir da utilização do sistema eProtocolo é uma das grandes responsáveis pela redução deste prazo que, anteriormente, podia levar meses.

O diretor-presidente da PARANAPREVIDÊNCIA, Felipe Vidigal, explica que os resultados são visíveis quando comparadas as concessões feitas anualmente. “Até 2017 entravam até 8 mil novos processos por ano e eram concedidas uma média de 4 mil aposentadorias. Naquele ano foram concedidas 4.927, precisamente. Ou seja, a demanda era crescente, mas nós não tivemos aumento no número de colaboradores”, afirma.

Este quadro começou a mudar no final do ano passado. “Em 2018 foram concedidas mais de 7,2 mil aposentadorias, sendo que 4,9 mil novos processos foram solicitados o que representa a agilidade não só do sistema eProtocolo, mas a nossa eficiência e eficácia na utilização dele”, comenta.

Novidades – Atualmente a transformação digital na PARANAPREVIDÊNCIA está passando por mais uma fase, a normatização do uso do sistema. Esta nova fase foi iniciada neste ano e visa a implantação de uma série de procedimentos internos para o uso do sistema eProtocolo.

“Os resultados são expressivos. Só nos primeiros quatro meses de 2019 já foram concedidas 2,9 mil aposentadorias”, completa Vidigal. A outra fase em desenvolvimento é a de automação de procedimentos.

Dentro deste contexto, todo o fluxo de processos encaminhados para apreciação do Tribunal de Contas passou também por diversas revisões buscando aproveitar todos os benefícios proporcionados pelo processo eletrônico não só na área previdenciária, mas em toda a parte administrativa da instituição.

Diversos sistemas foram desenvolvidos internamente, a partir do corpo técnico da PARANAPREVIDÊNCIA, para automatizar o serviço de preparo e descarregamento dos processos que são encaminhados para o Tribunal de Contas. “Estes são procedimentos diretamente associados aos processos digitais e que precisam ser desenvolvidos com as peculiaridades de cada instituição. Aqui na PARANAPREVIDÊNCIA a nossa meta é a transparência e a agilidade em todos os serviços que prestamos”, explica o diretor-presidente.

Segundo ele, outro ponto importante da transformação digital pela qual a instituição está passando é a possibilidade de remanejamento de colaboradores entre os diversos setores. “A agilidade que os sistemas de digitalização trazem nos permite otimizar outros setores, nos quais a capacidade técnica dos nossos colaboradores é indispensável”, finaliza Vidigal.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

Serviços on-line

Todos os serviços
  • Redefinir Senha Prconsig e PAC
  • Sistema de Agendamento
  • Portal da Transparência PRPREV
  • Programa Viver a Vida
  • Licitações ao Vivo
  • Acesso Restrito Emrpegado

Atendimento

  • Atendimento Telefônico 0800-643-0037
  • Locais de Atendimento

    Encontre o posto de atendimento mais próximo de você

  • Horário de Atendimento na Capital
      das 8h30 às 17h00

  • Fale Conosco

    Entre em contato por e-mail para tirar suas dúvidas, fazer críticas e elogios.

    Enviar Mensagem