Notícias Institucionais

12/01/2012

PERGUNTAS E RESPOSTAS

CONTRACHEQUES

TERMINAIS DE AUTOATENDIMENTO DA CAIXA E INTERNET BANKING
Caixa Econômica Federal

1. Qual a nova forma de disponibilização dos contracheques dos aposentados e pensionistas da PARANAPREVIDÊNCIA?
R. A PARANAPREVIDÊNCIA, em parceria com a CAIXA, está adotando uma nova sistemática de disponibilização dos contracheques dos pagamentos dos benefícios previdenciários de aposentadoria e pensão nos terminais de autoatendimento da CAIXA, Internet Banking e pelo site da PARANAPREVIDÊNCIA.

2. O que é terminal de autoatendimento?
R. É o equipamento de auto-serviço (Caixa Eletrônico) localizado no ambiente de autoatendimento das Agências da CAIXA em que são realizadas transações bancárias, tais como: saque, pagamento, extrato, etc.

3. O que é "Internet Banking"?
R. É o canal virtual que disponibiliza autoatendimento aos clientes, permitindo acesso à conta bancária para consulta e transações financeiras através da rede internet. Para acessar sua conta pelo Internet Banking, clique aqui

4. Quais beneficiários terão seus contracheques disponibilizados nos terminais de autoatendimento da Caixa e Internet Banking?
R. Todos os aposentados e pensionistas que possuem conta-corrente na CAIXA para recebimento dos seus benefícios de aposentadoria e pensão, desde que estejam com seus dados cadastrais atualizados junto à PARANAPREVIDÊNCIA.

5. Quem reside em outros Estados da Federação, também terão acesso a esse serviço?
R. Sim, desde que recebam seus benefícios de aposentadoria e pensão na CAIXA.

6. E os aposentados e pensionistas que não recebem pela CAIXA?
R. Esses poderão retirar os contracheques pelo site da PARANAPREVIDÊNCIA. Para acesso rápido, clique aqui.

• Ao acessar seu contracheque, poderá surgir em seu computador um Alerta de Segurança, com o texto: "Há um problema no certificado de segurança do site".  Ignorar esta mensagem de alerta, pois o site é seguro e certificado.

7. Os contracheques poderão ser obtidos nas Casas Lotéricas?
R. Não, pois este serviço estará disponível somente nos terminais de autoatendimento das agências da CAIXA.

8. A partir de quando foram disponibilizados os contracheques nos Terminais de Autoatendimento e Internet Banking?
R. Desde o mês de março de 2011.

9. E o envio dos contracheques via Correios será suspenso?
R. O envio dos contracheques pelos Correios será efetuado até o pagamento do mês de fevereiro de 2012, sendo suspenso a partir do pagamento do mês de março de 2012.

10. Os contracheques de que períodos estarão disponíveis nos Terminais de Autoatendimento da Caixa e Internet Banking?
R. Os aposentados e pensionistas terão acesso sempre aos três últimos contracheques.

11. Será cobrada a emissão dos contracheques nos Terminais de Autoatendimento da Caixa?
R. É gratuita a emissão de até dois contracheques do mesmo mês de pagamento. A partir da emissão da terceira via do contracheque será cobrada tarifa de acordo com a tabela de tarifas da CAIXA. Ex: O aposentado ou pensionista emite por duas vezes o contracheque de MARÇO e mesmo assim tenta emitir novamente o do mesmo mês de MARÇO, esta terceira emissão será tarifada.

12. E no site da PARANAPREVIDÊNCIA, será cobrada a emissão dos contracheques?
R. Não será efetuada a cobrança. A emissão é gratuita e podem ser retirados a qualquer momento.

13. Qual a data em que os contracheques estarão disponíveis, em cada mês, nos terminais de autoatendimento e no site da PARANAPREVIDÊNCIA?
R. Na Caixa Econômica, o contracheque estará disponível 01 (um) dia antes da data do crédito do benefício.
No site da PARANAPREVIDENCIA,  o contracheque estará disponível 05 dias (cinco) corridos antes da data do crédito.

► O crédito dos benefícios é efetuado na noite do último dia útil de cada mês em curso.

14. Qual o "caminho" para obter os contracheques nos Terminais de Autoatendimento da CAIXA?
R. Após acessar sua conta-corrente com o cartão do banco, utilizar os seguintes passos:

Passo 1 - SALDOS E EXTRATOS
Passo 2 - EMISSÃO DE DOCUMENTOS
Passo 3 - PARANAPREVIDENCIA/CONTRACHEQUES
Passo 4 - MARCAR O MÊS QUE SE QUER VISUALIZAR E CLICAR EM VER NA TELA

15. Qual o "caminho" para obter os contracheques no Internet Banking da CAIXA?
Passo 1 - ACESSAR O INTERNET BANKING DA CAIXA
Passo 2 - CADASTRAR USUÁRIO (para quem ainda não é cadastrado)
Passo 3 - CADASTRAR SENHA DA INTERNET
Passo 4 - CLICAR EM SERVIÇOS BANCÁRIOS
Passo 5 - CLICAR EM EMISSÃO DE DOCUMENTOS
Passo 6 - SELECIONAR CONTA (conta-corrente)
Passo 7 - CLICAR NO CONTRACHEQUE DO MÊS DESEJADO

16. Qual o "caminho" para obter os contracheques no site da PARANAPREVIDÊNCIA.
R. Para acesso rápido, clicar aqui.

► Ao acessar seu contracheque, poderá surgir em seu computador um Alerta de Segurança, com o texto: "Há um problema no certificado de segurança do site". Ignorar esta mensagem de alerta, pois o site é seguro e certificado.

Não possui senha para acesso ao contracheque? Deverá solicitar a senha, a qual será enviada por correio ao endereço do beneficiário que consta em nossos sistemas, clicando aqui

17. Como proceder quando um pensionista (representante) recebe sua cota de pensão e a do seu filho menor (representado) na mesma conta bancária?
R. O contracheque do filho menor ficará disponibilizado na conta do pensionista (representante), com duas opções: pode ser impresso individualmente o contracheque do representado ou do representante ou, ainda, ambos os contracheques.

18. Qual o endereço da PARANAPREVIDÊNCIA?

PARANAPREVIDÊNCIA
Rua Inácio Lustosa, 700 - São Francisco
Curitiba/PR - CEP 80.510-000

19. Quais os canais onde poderei obter respostas para esclarecer outras dúvidas?

a) Site www.paranaprevidencia.pr.gov.br (menu "fale conosco")
b) Call Center: 0800-643-0037
c) Central de Atendimento da PARANAPREVIDÊNCIA - atendimento pessoal
d) Batalhões da Polícia Militar - para os militares
e) Núcleos Regionais de Educação - para os demais servidores
f) Nas agências da CAIXA.

20. Quais os endereços dos locais de atendimento da PARANAPREVIDÊNCIA no interior do Estado do Paraná?
R. No interior do Estado do Paraná, a PARANAPREVIDÊNCIA possui convênio com os Núcleos Regionais da Educação e com a Polícia Militar. Para localizar os Postos de Atendimento, clique aqui

21. No caso de o aposentado ou pensionista optar por manter o recebimento do contracheque via Correios, o que fazer?
R. O beneficiário que optar por manter o recebimento do seu contracheque no seu endereço de correspondência deverá preencher requerimento, com a devida justificativa, e entregar nos Postos de Atendimento PARANAPREVIDÊNCIA (não poderá ser entregue nas agências da Caixa Econômica).
O requerimento próprio está disponibilizado no site da PARANAPREVIDÊNCIA: clicar aqui.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.

Atendimento

  • Atendimento Telefônico 0800-643-0037
  • Locais de Atendimento

    Encontre o posto de atendimento mais próximo de você

  • Horário de Atendimento na Capital
      das 8h30 às 17h00

  • Fale Conosco

    Entre em contato por e-mail para tirar suas dúvidas, fazer críticas e elogios.

    Enviar Mensagem