Recadastramento - Aposentados e Pensionistas

Atenção: Recadastramento de Beneficiários em 2014


O recadastramento informatizado de beneficiários da PARANAPREVIDÊNCIA, implantado em 2009, está sendo reformulado. Para o ano de 2015 pretende-se a utilização dos recursos de identificação biométrica que irão facilitar sobremaneira os procedimentos para os beneficiários.

Enquanto preparamos este novo sistema, em 2014 APENAS alguns grupos serão convocados para o recadastramento anual.


Serão convocados SOMENTE os seguintes grupos:

  • Todos os Aposentados que até o dia 31/12/2013 tinham 75 anos de idade ou mais;
  • Todos os Aposentados ou reformados por invalidez, independentemente da idade;
  • Todos os Aposentados que possuem representante legal (Curador);
  • Todos os Aposentados residentes fora do Estado do Paraná (de 01/04/2014 a 30/06/2014, independente da data de aniversário);
  • Todos os Pensionistas do tipo cônjuge ou companheiro(a) que até o dia 31/12/2013 tinham 75 anos ou mais;
  • Todos os Pensionistas do tipo cônjuge ou companheiro(a), independentemente da idade, que possuem representante legal (Curador);
  • Todos os outros pensionistas diferentes de cônjuge ou companheiro(a);
  • Todos os pensionistas residentes fora do Estado do Paraná (de 01/04/2014 a 30/06/2014, independente da data de aniversário);
  • Todos os Beneficiários de Auxílio reclusão. (obrigatório o recadastramento 4 vezes ao ano).
  • O(a) pensionista universitário(a) deve realizar dois recadastramentos por ano, em meses fixos, a saber: 1º recadastramento em Fevereiro (de 03/02/2014 a 28/02/2014) e 2º recadastramento em Julho (de 01/07/2014 a 31/07/2014).

Se você se enquadra em pelo menos uma das situações acima, aguarde a convocação para o recadastramento, que será enviada por carta para seu endereço residencial, e proceda como nos anos anteriores: de posse da senha, acesse a internet, no sistema PAC, preencha o formulário e proceda pessoalmente a entrega do protocolo com os documentos que por ventura sejam solicitados, diretamente em um dos Postos de Atendimento da PARANAPREVIDÊNCIA ou agências da Caixa Econômica Federal.

► Para acessar o Sistema de Recadastramento, clique aqui

♦ É importante salientar que o simples envio de recadastramento pela internet NÃO é suficiente.

Caso não tenha condições de comparecer em um destes locais, você poderá se dirigir a um cartório e proceder ao reconhecimento de sua assinatura na modalidade “AUTÊNTICA” ou “POR VERDADEIRA” (aquela em que a assinatura é feita na presença do oficial do Cartório/Tabelião) e depois enviar tudo pelo Correio para a PARANAPREVIDÊNCIA, por carta registrada, para a Central de Recadastramento, no seguinte endereço: Rua Inácio Lustosa, 700, Bairro São Francisco. Curitiba – PR – CEP 80.510-000.

Não será aceito reconhecimento de firma por semelhança.

Aqueles que comprovadamente não puderem se locomover, por motivo de doença ou idade avançada, podem solicitar a visita domiciliar, a ser realizada por Assistente Social. Isso deve ser feito durante o período do recadastramento e por meio do Call-Center no telefone (41) 3304-3737.

Não serão feitas visitas sem a solicitação e deve ser informado um telefone e pessoa responsável para contato prévio da Assistente Social designada. Alertamos que fora destas condições a PARANAPREVIDÊNCIA não encaminha pessoas para o endereço de seus beneficiários e qualquer contato neste sentido deve ser rejeitado.

Importante: O novo sistema que será implantado exige a existência de identificação biométrica no Instituto de Identificação. Isso quer dizer que deverá ser feita a coleta das impressões digitais no sistema informatizado, sistema este que já é utilizado para emissão de Carteiras de Identidade e também para Carteiras de Habilitação.

Você irá receber informações via correspondência, ao final do processo de recadastramento ou mesmo na consulta no link abaixo, sobre a existência de sua identificação biométrica no Instituto de Identificação.

Para aqueles beneficiários que ainda não possuem Biometria, recomendamos que seja solicitada uma segunda via da Carteira de Identidade – RG. Com isso será procedida a coleta da identificação biométrica e você estará apto a entrar no novo sistema (a partir de 2015), com todas as facilidades que serão implementadas.

Recomendamos também que esta providência seja tomada ainda no primeiro semestre, evitando períodos de intensa procura que pode ocorrer a partir do mês de julho/2014.

Clique no link abaixo e informando o seu RG e verifique sua situação para o recadastramento de 2014.

Importante: O link a seguir refere-se apenas aos grupos de recadastramento de MARÇO/2014, ABRIL/2014, MAIO/2014, JUNHO/2014, JULHO/2014 e AGOSTO/2014. Em breve, serão publicados os demais grupos.

Digite apenas o número do RG (sem traços e sem pontos).


Importante: (PIS/PASEP/NIT)

Desde o recadastramento de 2012, está sendo solicitado ao beneficiário que informe o número do seu PIS(Programa de Integração Social) ou do PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) ou do NIT(Número de Inscrição do Trabalhador). Trata-se de exigência do Ministério da Previdência Social (MPS) para identificação no Cadastro Nacional de Servidores – SIPREV (Sistema Integrado de Informações Previdenciárias).

Caso esta informação ainda não conste em seu cadastro, não deixe de preencher, no PAC-RH, o campo com a informação sobre o número de PIS, PASEP ou NIT no recadastramento, para evitar eventuais transtornos nos futuros recadastramentos.

Se você não sabe o número de seu PIS, PASEP ou NIT procure o INSS pelo fone 135 informando seus dados pessoais: Nome, data de nascimento, filiação e CPF.

Caso você não possua inscrição poderá efetivá-la na mesma ocasião, obtendo assim um NIT. Será questionado se você exerce algum tipo de atividade laborativa a qual deve ser informada. Não sendo exercida atividade, a inscrição deve ser realizada como contribuinte facultativo, sem vínculo anterior, a qual não gera obrigação de qualquer contribuição.

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